exames de proficiência em inglês

Exames de proficiência em inglês: Automação avança na área

Falar uma segunda língua é essencial para se sair na frente no mercado de trabalho, para quem quer estudar fora do país, fazer um intercâmbio, é importante passar por exames de proficiência em inglês para saber seu nível de fluência.

No Brasil, é possível fazer esse teste, que serve como um comprovante para conseguir novas oportunidades, e mesmo ele não sendo obrigatório, para quem estuda inglês, é uma ótima forma de sempre sair na frente.

O certificado ao realizar exames de proficiência em inglês, ou qualquer outro idioma, é pedido em algumas universidades do exterior, assim como para alguns cargos, e com isso é importante que o aluno ou candidato consiga acompanhar tudo, quando é feito em outro idioma.

exames de proficiência em inglês

DICA: Faça sua graduação com até 60% de desconto na FMU: https://fmu.minhagraduacao.com.br/

O que é o exame de proficiência em inglês?

O exame de proficiência em inglês é uma prova que oferece um certificado que comprova a sua fluência em inglês. Hoje existem várias opções de prova para fazer, mas entre as mais conhecidas estão o TOEFL e o IELTS.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um dos testes mais comuns e mais aceitos nas universidades dos Estados Unidos. Ao finalizar o teste, você recebe a sua pontuação, que determina qual seu nível de fluência. Cada universidade determina se esse nível é suficiente ou não.

Já o IELTS (International English Language Testing System) é mais solicitado por empresas e instituições do Reino Unido. A prova contém questões dissertativas, mas o processo em si, é praticamente o mesmo com relação à pontuação e níveis de fluência.

Por que fazer o teste?

Os certificados e os exames de proficiência em inglês possuem o objetivo e os benefícios de comprovar a fluência em um outro idioma. O inglês é uma das línguas mais influentes do mundo, com isso, o exame é essencial para garantir boas oportunidades de estudo e trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, mesmo que você esteja fazendo algum curso de inglês por conta própria, ou em alguma instituição reconhecida pelo MEC, a proficiência só é comprovada e válida através desses exames de proficiência em inglês, e isso é um diferencial.

Independente de qual seja o seu objetivo ao estudar uma segunda língua, para alcançar o patamar profissional de fluência, e conseguir as melhores vagas em empresas e universidades, é preciso comprovar o seu conhecimento.

Automação na área

Antes de verificar realmente qual o seu nível de fluência e verificar como está o seu desempenho, existem formas de realizar exames de proficiência em inglês para analisar e checar a sua evolução.

Alguns sites e aplicativos estão disponibilizando de forma gratuita, exames de proficiência em inglês, o que pode ser uma forma de verificar qual área ainda está precisando de mais estudo, ou o que realmente você ainda não domina, e com isso, melhorar seus estudos.

exames de proficiência em inglês

Veja abaixo uma lista dos sites e aplicativos gratuitos para testar o seu inglês.

Duolingo

O Duolingo é uma plataforma bem completa e muito conhecida para os estudantes de inglês. Possui uma interface bem intuitiva e agradável, e através dele é possível estudar vários idiomas, aumentando seu vocabulário e fazendo muitos exercícios.

Além disso, também é possível fazer exames de proficiência em inglês de forma gratuita. Essa pontuação já é aceita em alguns locais, como escolas de idiomas, e até na área profissional.

EFSet

O sistema da EFSet já inclui diversas finalidades e modalidades diferentes na avaliação. No site você encontra disponível, dois modelos de testes diferentes, sendo eles:

O primeiro é bem simples, com duração de 15 minutos apenas. É uma forma de checagem rápida sobre o seu aprendizado ou até mesmo como uma prévia dos seus resultados.

E o segundo é um teste mais longo, com 50 minutos e por ser mais preciso, ele oferece certificado e pontuação. Garantindo ser um dos exames de proficiência em inglês gratuito e que revela com mais exatidão o nível de fluência.

English-test

Bastante conhecido entre as pessoas que estudam inglês, ou que estão tentando melhorar sua fluência. No site é possível encontrar testes, exercícios, dicas e várias ferramentas para aprender o idioma.

Os exames de proficiência em inglês são gratuitos e são precisos, mas devem ser feitos em lugares físicos e não pela internet. Para quem deseja apresentar a certificação concreta, essa é uma forma válida.

Testden

Um dos exames de proficiência em inglês grátis que mais se aproxima dos exames de TOEFL, por exemplo. Isso porque a sua plataforma é excelente para aprendizagem, além de oferecer vários assuntos específicos para a prova.

O teste é grátis e é possível fazer simulados, bem semelhantes à prova oficial, com questões parecidas e até mesmo que já tenham sido usadas em outros anos.

Se o seu objetivo em realizar exame de proficiência em inglês é para testar o seu desempenho e conhecimento, todas essas ferramentas podem te ajudar e muito com isso e de forma gratuita. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *